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Dúvidas Frequentes

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento com validade jurídica que permite a identificação de Pessoas Física e Jurídicas nas transações eletrônicas de forma autêntica e segura. Com o certificado digital, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais, enviar declarações, dentre outros.

Tipos de Certificado Digital

 

A1 - Programa instalado no computador com prazo de validade de 1 ano. Pode ser instalado em quantos computadores necessitar através da cópia controlada.

A3 - Exige mídia criptográfica para emissão, Token ou Smart Card, com validade de até 3 anos e pode ser utilizado em qualquer computador. 

Como solicitar Certificado Digital?

Preencha o formulário de solicitação do Certificado Digital e efetue o pagamento. Escolha a opção de pagamento boleto bancário ou cartão de crédito e agende sua videoconferência. Ao concluir a solicitação, será enviado um e-mail com confirmação de compra e orientações da videoconferência. 

Comprei o Certificado Digital, quando e como devo agendar a validação?

Após a confirmação do pagamento já é possível agendar a validação por videoconferência através do link:  https://arbeteltecnologia.acsoluti.com.br/site/emissao-online

Acesse o link de agendamento, faça o cadastro, inclua o documento de identificação do Representante Legal e o Contrato Social, ambos legíveis e coloridos, escolha a data e horário que deseja realizar a videoconferência.

  

Quem deverá fazer a videoconferência?

A validação deve ser realizada com o Representante Legal na Receita Federal, não podendo este ser representado por procuradores ou quaisquer outras pessoas, de acordo com a determinação imposta pela ICP-Brasil.


Quais os pré-requisitos para fazer a validação por videoconferência?

Para validação de certificado por videoconferência, é necessário que o Representante Legal tenha cadastro no Denatran (CNH) ou cadastro biométrico na base de dados (PSBIO). Além disso, o documento de constituição da empresa deve possibilitar a consulta de autenticidade através do site emissor, como por exemplo a Junta Comercial.

Como realizar a videoconferência?

O link da videoconferência será enviado no e-mail cadastrado no agendamento e o Representante Legal é quem irá realizar a validação. O link poderá ser acessado de um computador com webcam ou celular e o processo leva o tempo máximo de 10 minutos. 

Como reagendar a data da videoconferência?

Ao agendar, você receberá um e-mail de confirmação da videoconferência e, caso precise alterar o agendamento, basta acessar o site novamente e escolher a nova data e horário.

Posso optar pela validação presencial?

Os atendimentos na AR Click Digital Solutions serão realizados apenas na modalidade de videoconferência. 

Quais documentos são necessários apresentar?

Para validação por videoconferência é necessário incluir o Documento de Constituição da empresa devidamente registrado no órgão competente e Documento de Identificação do Representante Legal, de preferência a CNH. Os documentos devem estar legíveis e em formato colorido.

Como é feita a emissão do Certificado Digital? 

Após a validação do Certificado Digital, o cliente receberá um e-mail informando da aprovação e com o passo a passo para emissão do Certificado. 

As orientações para a emissão também poderá ser acessada através do link: https://arbeteltecnologia.acsoluti.com.br/site/emitircertificado

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos atendentes de Certificação Digital.

Quais opções de pagamento?

O pagamento do Certificado Digital pode ser realizado à vista no boleto bancário ou parcelado no cartão de crédito.

O que fazer se ocorrer problemas com o pagamento?

Em caso de dúvidas ou possíveis problemas em relação ao pagamento, entre em contato conosco através da nossa central de atendimento.

Após a validação, em quanto tempo a emissão do Certificado Digital ficará disponível?

Após realizar a validação por videoconferência, o prazo para análise e aprovação do Certificado Digital é de até 30 minutos. Assim que aprovado, será encaminhado no e-mail cadastrado as orientações para emissão do Certificado Digital. 

Recebi o e-mail de aprovação do Certificado Digital, qual o prazo para emitir?

O prazo para emissão do Certificado Digital é de até 30 dias corridos após do recebimento do e-mail de aprovação.

Como é feita a emissão do Certificado Digital?

A emissão do Certificado Digital pode ser realizada nos sistemas operacionais Windows, macOS ou Linux e em navegadores do Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, ambos atualizados. O Java precisa estar instalado e atualizado também.

Esqueci a senha de emissão, é possível recuperar?

Não é possível recuperar a senha de emissão, pois não temos acesso as senhas cadastradas pelos clientes por garantia de segurança e conforme regimentos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). 

Quero revogar o meu certificado, como proceder?

A Revogação poderá ser solicitada a qualquer momento pelo Representante Legal, após a emissão do Certificado Digital. 

Acesse a página de revogação:  https://arbeteltecnologia.acsoluti.com.br/site/revogar

Informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirme a revogação. Uma vez revogado, o Certificado Digital não poderá ser reinstalado ou recuperado. 

Quero cancelar a compra do Certificado Digital, como proceder? 

O cancelamento do Certificado Digital pode ser solicitado em até 7 dias corridos após a validação do certificado digital. Se for necessário solicitar o cancelamento, entre em contato conosco e prossiga com a solicitação. 

É possível emitir Certificado Digital com Procuração?

A emissão de Certificado Digital através de Procuração é aceito apenas para Certificado Digital NF-e. Nesse caso, a Procuração deve ser pública, específica ao Certificado Digital, com prazo de 90 dias e deve constar no Contrato Social que o Responsável Legal pode outorgar porderes a outra pessoa.

Os Certificados Digitais e-CNPJ e e-CPF não serão aceitas Procurações, de acordo com determinação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Nesse sentido, é obrigatório que a validação ocorra com o Representante Legal cadastrado na Receita Federal. 

Quero renovar meu Certificado Digital online automaticamente, como proceder?

A renovação online apenas é permitida para Certificados de Pessoa Física modelo A3. O responsável precisa ter biometrias cadastradas no PSBIO de qualquer Autoridade Certificadora e o Certificado Digital A3 (em Token ou Smart Card) não pode estar vencido. 

Para renovar online o e-CPF A3 (Token ou Smart Card), acesse nosso sistema: https://arbeteltecnologia.acsoluti.com.br/site/renovacao-online

É possível fazer a renovação online com o Certificado Digital de outra Certificadora?

Sim, a renovação do Certificado Digital ocorrerá normalmente. 

Quero testar meu Certificado Digital, como proceder?

Teste o Certificado Digital através do nosso sistema:  https://arbeteltecnologia.acsoluti.com.br/auth/testeseucertificado