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Dúvidas Frequentes


DÚVIDAS FREQUENTES


O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento com validade jurídica que autentica e identifica Pessoas Físicas e Jurídicas em transações eletrônicas de maneira segura e confiável. Com ele, você pode assinar documentos, emitir notas fiscais, enviar declarações e realizar diversas outras operações digitais com garantia de autenticidade.


É possível realizar a videoconferência para validação do Certificado Digital pelo celular?

Pelo celular, você pode realizar a videoconferência para validação do Certificado Digital. No entanto, a geração do arquivo do Certificado Digital não é possível através de dispositivos móveis. Para completar esse processo, é necessário utilizar um computador.


Quais são os tipos de Certificado Digital?

  • A1: É um certificado digital armazenado no computador, com validade de 1 ano. Pode ser instalado em múltiplos computadores por meio de uma cópia controlada do arquivo.
  • A3: Requer uma mídia criptográfica para sua emissão, como um Token ou Smart Card. Tem validade de até 3 anos e pode ser utilizado em qualquer computador onde a mídia esteja conectada.


Como solicitar o Certificado Digital?

  1. Preencha o formulário de solicitação do Certificado Digital.
  2. Escolha sua forma de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito.
  3. Efetue o pagamento e agende sua videoconferência.

Após a conclusão da solicitação, você receberá um e-mail com a confirmação da compra e as instruções para a videoconferência.


Comprei o Certificado Digital. Quando e como devo agendar a validação?

Após a confirmação do pagamento, você poderá agendar a validação por videoconferência. Um link para o agendamento será enviado para o seu e-mail cadastrados durante a compra.

Para agendar, acesse o link recebido e preencha as seguintes informações:

  • CNPJ da empresa que receberá o Certificado Digital.
  • CPF e Data de Nascimento do representante legal.
  • Escolha a data e horário desejados para a videoconferência.


Quem deve participar da videoconferência?

A validação deve ser feita pelo Representante Legal da empresa, conforme determinação da ICP-Brasil. O Representante Legal não pode ser substituído por procuradores ou outras pessoas durante este processo.


Quais são os pré-requisitos para a validação por videoconferência?

Para realizar a validação do Certificado Digital por videoconferência, o Representante Legal deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  1. Cadastro no Denatran: Possuir CNH com cadastro no Denatran ou estar registrado na base de dados biométricos (PSBIO).
  2. Documentação da Empresa: O documento de constituição da empresa deve permitir a verificação de autenticidade através do site do emissor, como a Junta Comercial, por exemplo.


Como realizar a videoconferência?

O link para a videoconferência será enviado para o e-mail e WhatsApp cadastrados durante a compra. A validação deve ser realizada pelo Representante Legal da empresa.

Para acessar o link, você pode usar um computador com webcam ou um celular. O processo é rápido e leva no máximo 10 minutos.


Como reagendar a videoconferência?

Após o agendamento, você receberá um e-mail de confirmação. Se precisar alterar a data ou horário, acesse o link de agendamento enviado e selecione uma nova data e horário conforme sua disponibilidade.


Posso optar pela validação presencial?

A AR Click Digital Solutions oferece atendimento exclusivamente na modalidade de videoconferência para a validação dos certificados digitais.


Quais documentos são necessários para a validação?

Para a validação por videoconferência, é necessário apresentar o Documento de Identificação do Representante Legal. Preferencialmente, utilize a CNH, que deve estar legível e em cores.


Como é feita a emissão do Certificado Digital?

Após a validação do Certificado Digital, você receberá um e-mail com a confirmação da aprovação e o passo a passo detalhado para a emissão do Certificado.

Você também pode consultar as orientações para a emissão através do seguinte link: Instruções para Emissão do Certificado Digital.

Se tiver alguma dúvida, nossos atendentes de Certificação Digital estão à disposição para ajudar.


Quais são as opções de pagamento?

Você pode pagar pelo Certificado Digital de forma prática e conveniente, escolhendo entre as seguintes opções:

  • À vista: Boleto Bancário ou Pix.
  • Parcelado: Cartão de Crédito em até 3 vezes.


O que fazer se ocorrer problemas com o pagamento?

Se você enfrentar dúvidas ou problemas com o pagamento, entre em contato com nossa central de atendimento para assistência imediata.


Após a validação, em quanto tempo a emissão do Certificado Digital ficará disponível?

Após a validação por videoconferência, o prazo para análise e aprovação do Certificado Digital é de até 30 minutos. Assim que aprovado, você receberá um e-mail com as orientações para a emissão do Certificado Digital.


Recebi o e-mail de aprovação do Certificado Digital. Qual é o prazo para a emissão?

O prazo para a emissão do Certificado Digital é de até 30 dias corridos após o recebimento do e-mail de aprovação.


Como é feita a emissão do Certificado Digital?

A emissão do Certificado Digital pode ser realizada nos sistemas operacionais Windows 10 e 11 e nos navegadores Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, desde que estejam atualizados. Sistemas operacionais inferiores a Windows 10 não são compatíveis para emissão, pois deixaram de receber atualizações pela Microsoft. Sistemas operacionais MacOS e Linux não são compatíveis com o processo de emissão.


Esqueci a senha de emissão, é possível recuperá-la?

Não é possível recuperar a senha de emissão, pois não temos acesso às senhas cadastradas pelos clientes por questões de segurança e conforme as diretrizes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).


Quero revogar meu certificado, como proceder?

A revogação pode ser solicitada a qualquer momento pelo Representante Legal, após a emissão do Certificado Digital. Para isso, basta acessar o e-mail de revogação utilizando a senha cadastrada no momento da videoconferência.

Uma vez revogado, o Certificado Digital não poderá ser reinstalado ou recuperado.


Quero cancelar a compra do Certificado Digital, como proceder?

O cancelamento do Certificado Digital pode ser solicitado em até 7 dias corridos após a data da compra. Após a validação e emissão do certificado, não serão aceitos cancelamentos ou reembolsos.

Para solicitar o cancelamento, entre em contato conosco e siga as instruções fornecidas.


É possível emitir Certificado Digital com Procuração?

A emissão de Certificado Digital através de Procuração é permitida apenas para o Certificado Digital NF-e. Nesse caso, a Procuração deve ser pública, específica para o Certificado Digital, com validade de 90 dias, e deve constar no Contrato Social que o Responsável Legal pode delegar poderes a outra pessoa.

Para os Certificados Digitais e-CNPJ e e-CPF, não são aceitas Procurações, conforme determinação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Portanto, é obrigatório que a validação seja feita pelo Representante Legal cadastrado na Receita Federal.


É possível renovar online um Certificado Digital de outra certificadora?

Sim, você pode renovar seu Certificado Digital online, mesmo que ele tenha sido emitido por outra certificadora. A renovação seguirá o mesmo processo padrão, garantindo a continuidade da validade do seu certificado.


Como posso testar meu Certificado Digital?

Você pode testar seu Certificado Digital utilizando o nosso sistema de verificação. Acesse o link a seguir para realizar o teste: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.