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Dúvidas Frequentes


O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento com validade jurídica que permite a identificação de Pessoas Física e Jurídicas nas transações eletrônicas de forma autêntica e segura. Com o certificado digital, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais, enviar declarações, dentre outros.



Tipos de Certificado Digital

A1 - Programa instalado no computador com prazo de validade de 1 ano. Pode ser instalado em quantos computadores necessitar através da cópia controlada.

A3 - Exige mídia criptográfica para emissão, Token ou Smart Card, com validade de até 3 anos e pode ser utilizado em qualquer computador. 



Como solicitar Certificado Digital?

Preencha o formulário de solicitação do Certificado Digital e efetue o pagamento. Escolha a opção de pagamento boleto bancário ou cartão de crédito e agende sua videoconferência. Ao concluir a solicitação, será enviado um e-mail com confirmação de compra e orientações da videoconferência. 



Comprei o Certificado Digital, quando e como devo agendar a validação?

Após a confirmação do pagamento já é possível agendar a validação por videoconferência através do link que chegará no WhatsApp e e-mail cadastrados no momento da compra.


Acesse o link de agendamento, inclua o CNPJ da empresa que fará o certificado digital, CPF e Data de Nascimento do representante legal e escolha a data e horário que deseja realizar a videoconferência.

  


Quem deverá fazer a videoconferência?

A validação deve ser realizada com o Representante Legal na Receita Federal, não podendo este ser representado por procuradores ou quaisquer outras pessoas, de acordo com a determinação imposta pela ICP-Brasil.


Quais os pré-requisitos para fazer a validação por videoconferência?

Para validação de certificado por videoconferência, é necessário que o Representante Legal tenha cadastro no Denatran (CNH) ou cadastro biométrico na base de dados (PSBIO). Além disso, o documento de constituição da empresa deve possibilitar a consulta de autenticidade através do site emissor, como por exemplo a Junta Comercial.



Como realizar a videoconferência?

O link da videoconferência será enviado no e-mail e Whatsapp cadastrado no momento da compra e o Representante Legal é quem irá realizar a validação. O link poderá ser acessado de um computador com webcam ou celular e o processo leva o tempo máximo de 10 minutos. 



Como reagendar a data da videoconferência?

Ao agendar, você receberá um e-mail de confirmação da videoconferência e, caso precise alterar o agendamento, basta acessar o link de agendamento novamente e escolher a nova data e horário.



Posso optar pela validação presencial?

Os atendimentos na AR Click Digital Solutions serão realizados apenas na modalidade de videoconferência. 



Quais documentos são necessários apresentar?

Para validação por videoconferência é necessário incluir o Documento de Identificação do Representante Legal, de preferência a CNH. O documento deve estar legível e colorido.



Como é feita a emissão do Certificado Digital? 

Após a validação do Certificado Digital, o cliente receberá um e-mail informando da aprovação e com o passo a passo para emissão do Certificado. 


As orientações para a emissão também poderá ser acessada através do link: https://www.safeweb.com.br/suporte/instalacao/arquivo/videoconferencia


Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos atendentes de Certificação Digital.



Quais opções de pagamento?

O pagamento do Certificado Digital pode ser realizado à vista no boleto bancário, Pix ou parcelado no cartão de crédito.



O que fazer se ocorrer problemas com o pagamento?

Em caso de dúvidas ou possíveis problemas em relação ao pagamento, entre em contato conosco através da nossa central de atendimento.



Após a validação, em quanto tempo a emissão do Certificado Digital ficará disponível?

Após realizar a validação por videoconferência, o prazo para análise e aprovação do Certificado Digital é de até 30 minutos. Assim que aprovado, será encaminhado no e-mail cadastrado as orientações para emissão do Certificado Digital. 



Recebi o e-mail de aprovação do Certificado Digital, qual o prazo para emitir?

O prazo para emissão do Certificado Digital é de até 30 dias corridos após do recebimento do e-mail de aprovação.



Como é feita a emissão do Certificado Digital?

A emissão do Certificado Digital pode ser realizada nos sistemas operacionais Windows 10 e 11 e em navegadores do Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, ambos atualizados. Sistemas operacionais inferiores a Windows 10 não são compatíveis na emissão, pois deixaram de ser atualizados pela própria Microsoft. Sistema operacional MacOS e Linux não são compatíveis para emissão.


Esqueci a senha de emissão, é possível recuperar?

Não é possível recuperar a senha de emissão, pois não temos acesso as senhas cadastradas pelos clientes por garantia de segurança e conforme regimentos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). 



Quero revogar o meu certificado, como proceder?

A Revogação poderá ser solicitada a qualquer momento pelo Representante Legal, após a emissão do Certificado Digital. Basta acessar o e-mail de revogação com a senha cadastrada no momento da videoconferência.



Uma vez revogado, o Certificado Digital não poderá ser reinstalado ou recuperado. 



Quero cancelar a compra do Certificado Digital, como proceder? 

O cancelamento do Certificado Digital poderá ser solicitado em até 7 dias corridos após a data da compra. Após a validação e emissão do certificado digital, não serão realizados cancelamentos ou reembolsos.


Se for necessário solicitar o cancelamento, entre em contato conosco e prossiga com a solicitação. 



É possível emitir Certificado Digital com Procuração?

A emissão de Certificado Digital através de Procuração é aceito apenas para Certificado Digital NF-e. Nesse caso, a Procuração deve ser pública, específica ao Certificado Digital, com prazo de 90 dias e deve constar no Contrato Social que o Responsável Legal pode outorgar poderes a outra pessoa.

Os Certificados Digitais e-CNPJ e e-CPF não serão aceitas Procurações, de acordo com determinação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Nesse sentido, é obrigatório que a validação ocorra com o Representante Legal cadastrado na Receita Federal. 




É possível fazer a renovação online com o Certificado Digital de outra Certificadora?

Sim, a renovação do Certificado Digital ocorrerá normalmente. 



Quero testar meu Certificado Digital, como proceder?

Teste o Certificado Digital através do nosso sistema:  https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login